Sorriso Verdadeiro, Falso, Musculaturas e Expressões da Face

2ª Edição Revista e Atualizada.

Sorrimos para demonstrar alegria e felicidade, quando estamos nos divertindo e também quando nossas emoções positivas são intensivas. Mas muitos sorriem com obtenção de esconder seus verdadeiros sentimentos; são os chamados falsetes, e o comumente conhecido sorriso falso e forçado.

Um sorriso para se tornar verdadeiro devem ter a contração de importantes musculaturas da face que se projetam e se salientam com um sorriso verdadeiro. Um grande músculo responsável por essa função, é o Zigomático Maior e o Orbicular Óptico, conhecido também como Músculo Risório. O Músculo Zigomático maior é o músculo que percorre toda região do rosto ligando aos cantos da boca, esses são conscientemente controlados, ao passo que o Orbicular Óptico, ou Orbicular do Olho dificilmente é controlado sem se ter consciência. Ele é o que produz os pés de galinha ao redor dos cantos dos olhos. Portanto se alguém sorri e for observado que não há a contração desse músculo sem formar o estreitamento dos olhos e os pés de galinha, a pessoa está com certeza, exibindo um sorriso forçado.

Diferente de um sorriso verdadeiro que produz rugas características ao redor dos olhos contraindo os músculos Zigomático Maior e Orbicular Óptico  e as bochechas salientes como mostra abaixo, em um sorriso falso, não há a contração dessas musculaturas.






Quando não usamos esses músculos importantes, ou mesmo sorrimos apenas pela cordialidade e educação o sorriso se torna falso. Outro tipo de variedade em sorrir, é quando realizamos o gesto em obtenção de esconder sentimentos posteriores. 

Ao passo que a emoção que tentamos esconder é verdadeira (Ex Medo, Raiva e etc). O sorriso que realizamos como máscara é totalmente forçado, e facilmente descoberto pelo especialista.






O ex- Presidente Lula mostra um sorriso falso sem o uso da musculatura  importante da face para se projetar um sorriso sincero. O que parece na fotografia é que está sorrindo para esconder seus sentimentos de apreensão, preocupação e medo com algo.

As sobrancelhas estão levantadas e juntas, há uma leve contração na pálpebra inferior e a pálpebra superior está levantada, formando uma combinação de sobrancelhas apreensivas.








Outra foto da Miss carolina do Sul, com o mesmo sorriso do ex presidente Lula que não pode mostrar medo ao Júri. Para esconder suas reais emoções de apreensão e medo, ela sorri, sem causar as rugas ao redor dos olhos. Está "sorrindo", mas seus olhos diz que está com medo.







Sarah Palin tem o mesmo problema com a imprensa. Ela sorri, para não demonstrar medo. Tentando passar que está em uma posição dominante e superior.


 Na foto acima a presidente Dilma Rousseff a sorrir para o Ministro das Relações Exteriores Antônio Patriota no palácio do Itamaraty em Brasília na entrega das credenciais. A expressão do sorriso falso e forçado é notado pela contração do músculo chamado Elevador do Lábio Superior, que denota a expressão de aversão e desgosto. Dilma sorri para esconder sua real emoção de repulsa que sente no momento. Perceba a foto sem a parte inferior da fotografia.



Sem o sorriso que esconde a real emoção no plano inferior do rosto, percebe-se o nojo profundo da presidente na face acima das musculaturas. O botox também influência bastante na leitura, porém nesta imagem, ficou perceptível a contração do músculo.



Uma imagem animada de uma jovem com o sorriso falso escondendo as emoções de nojo e desgosto. O nojo primeiramente é a emoção predominante, quando ela lembra que não pode mostrar suas reais emoções ela sorri, tentando disfarçar sua expressão. Logo, existe uma combinação perfeita de expressões faciais. O acontecimento é rápido, e nesta imagem, temos o privilégio de vê-la em lentidão, o que proporciona maior leitura. A contração do Músculo Elevador do Lábio Superior e o enrugamento nasal é a expressão universal de desgosto e desconforto. 



Presidente Barack Obama segurando a camisa do Brasil junto com o ex presidente Lula,  a decair a boca ele mostra também aversão. O que será que ele pensa sobre o país? A mensagem não verbal do presidente é clara...










Nas duas primeiras imagens vemos sorrisos forçados e falsos escondendo suas reais emoções e sem usar o músculo orbicular óptico importante na projeção de um sorriso verdadeiro. 

 Na terceira foto, Leonardo Cavalcante, participante do Programa Ídolos mostra um sorriso de insatisfação e auto controle. O lábio se aperta pronunciado mais de um lado da face do que de outro. É o que chamamos de expressão assimétrica. O sorriso para esconder suas emoções de decepção, desapontamento é evidente.






Na foto ao lado vemos primeiramente a presidente Dilma com o ministro Palocci. Ela sorri forçadamente. Seus lábios contraídos (sinal sutil de raiva)  ao mesmo tempo que parece tentar sorrir para esconder sua real emoção. abaixo da foto a prefeita Márcia Moura e um membro da equipe da prefeita da cidade. O membro sorri forçadamente para prefeita. Com os lábios cerrados, caracteriza-se um sorriso de sarcasmo, timidez e etc.









No artigo sobre a Insatisfação dos Atletas Mostrei o sorriso de atletas que se sentem insatisfeitos com suas medalhas. Uma expressão que parece um sorriso, mas que não é. A contração da face pela queda de um músculo que se chama depressor do ângulo da boca, são os primeiros sinais de pesar, desapontamento, desprezo e descontentamento. 



Sorriso do Presidente José Serra. Forçadamente e com sarcasmo ele sorri para o Presidente Lula em um encontro com o Papa Bento XVI. Serra com o sorriso forçado, e com seu cumprimento, tenta se colocar em uma posição superior e dominante.

Me questionaram também sobre o sorriso do papa Bento XVI. A contração evidente em sua musculatura, não mostra nada de anormal. O sorriso que parece ter um "ar maléfico" na realidade é comum em pessoas alemãs. 





No quadro de quatro fotos ao lado, vemos algumas pessoas conhecidamente pelo povo, a usar a expressão de desdém, ou desprezo e descontentamento pela queda do músculo chamado depressor do ângulo da boca.  Na primeira o Padre Paulo Ricardo ao mencionar sobre o movimento gay, na segunda o ex Goleiro Bruno ao mencionar o nome de Eliza e outros dois políticos dos Estados Unidos a mostrar um desdém mais intensivo na face. O sinal universal para "que coisa mais idiota de desprezível".









Existe outro sorriso disfarçado mas que não é um sorriso que se tem intensão de esconder alguma emoção, ou as vezes pode ter. Se chama Duping Delight. Conhecido popularmente de Prazer Profundo. É o prazer que um mentiroso sente, ao ver que seus ouvintes acreditaram na mentira bem articulada. O sorriso de satisfação secreta pode ser notado em fração de segundos. Você pode acompanhar melhor esse tema no  Duping Delight onde está o artigo completo sobre o assunto.

Bruno Santos da Silva 
Especialista em Linguagem Corporal e Micro Expressões

7 comentários:

  1. Perfeito.... várias coisas reunidas e bem claras ..

    ResponderExcluir
  2. e quanto ao sorriso do Papa Bento XIV? não é meio estranho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thalita, a contração evidente em sua musculatura, não mostra nada de anormal. O sorriso que parece ter um "ar maléfico" na realidade é comum em pessoas alemãs.

      Excluir
  3. Uma coisa interessante é que muita gente se confunde com a expressão do Obama... Acham que é admiração...
    Achei bem esclarecedor...
    E lembrei que eu faço isso, quando finjo que to achando incrível o que a pessoas tá falando... rsrs

    ResponderExcluir
  4. Nossa cara, um sorriso falso igual a esse da Julia Roberts, difícil cortar o hate viu...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, na prática sim, claro que sabemos que o sorriso é 90% falsete. Porém na teoria foi colocado apenas para demonstrar, que em um sorriso verdadeiro, sempre tempos os pés de galinha e a contração do orbicular ocular. Abraços estou a disposição.

      Excluir

Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, termos agressivos, propaganda comercial, ou comentários desnecessários sem conteúdo. Para o envio de mensagens pessoais para o autor, utilize o e-mail. Caso haja erro no processamento na página ou vídeo com a análise ou artigo, deixe seu comentário para manutenção imediata.