Posições de Sobrancelhas- Raiva, Medo e Tristeza

2ª Edição Revista e Atualizada.


As sobrancelhas exercem uma atividade importante para a leitura das expressões faciais no reconhecimento de emoções. Com isso, podemos também reconhecer as emoções básicas que todos identificam sem nenhum tipo de treinamento como o medo, a tristeza e a raiva. São elas chamadas de expressões natas. Porém muitas pessoas as identificam facilmente pelo modo como a pessoa mostra a emoção. Outras tentam esconder. 

Todavia, neste artigo ensinarei as posições de sobrancelhas e as principais contrações dos músculos para identificar essas emoções.

                                   

 Raiva. Sobrancelhas, baixas e juntas, mais conhecida como arqueamento das sobrancelhas, ou sobrancelhas arqueadas. Pode a emoção estar acompanhado de brilho nos olhos, e muitas vezes os lábios se estreitam, ou é pressionado um contra o outro. A medida com que os lábios são pressionados ou as sobrancelhas arqueadas, pode ser definido o grau de intensidade com que a pessoa sente a emoção.


Na foto ao lado, vemos a atual presidente Dilma com as sobrancelhas arqueadas, e pela intensidade com que a face está ruborizada, pode-se dizer que ela está com um alto grau de nervosismo. Em sua mão ela une o indicador com o polegar, vê se que estão tensionados.
                                            

                                            

A clássica posição de avaliação (ver artigo, posições de avaliação) de incredulidade. Ele escuta o que alguém fala, mas não acredita em nada do que a pessoa diz (olhar pouco cerrado, olhar de desconfiança) Suas sobrancelhas arqueadas demonstram e manifesta sua insatisfação e seu nervosismo com alguma situação ou com alguém. Uma sobrancelha sobre e a outra continua no mesmo patamar. Arrogância.


Nestas imagens podemos observar que a raiva intensa se estende por todo o sistema, a raiva pode ser caracterizada também com os punho cerrados. O grau com que se cerra os punhos é medido de acordo com a intensidade de sua raiva.

Muitas pessoas costumam franzir o cenho, as sobrancelhas, ao falar com as pessoas. Isso não é bom, uma vez que franzir ou arquear as sobrancelhas, provocam a liberação de energias nervosas no corpo.

Várias pessoas que passam estresse demais sem necessidade faz com que a bile solte o suco gástrico no estômago. Se a pessoa estiver de barriga vazia, teremos várias úlceras. 

Ao contrário do nervosismo desnecessário, a partir do momento que a pessoa tem os músculos relaxados e o olhar alto, o cérebro para de remoer energias negativas, e produz energias positivas. Por isso sempre sorria, o sorriso produz endorfinas naturais, analgésicos e agentes do bem estar no corpo fazendo com que o sistema imunológico fique resistente, aliás, o humor cura.

 Isso explica porque geralmente as pessoas que sempre sorriem e felizes raramente adoecem e as pessoas infelizes e queixosas sempre parecem estar doentes. O humor, o sorriso e o riso tem um efeito positivo e impressionate no combate ao estresse e as doenças.  

                            

Medo, sobrancelhas levantadas e juntas, pálpebras superiores levantadas, pálpebras inferiores contraídas ou tensas. Essa expressão de medo intenso, a medida com que as expressões que caracterizam a emoção, vão aparecendo, fica mais evidente o grau com que a pessoa sente a emoção. 



Na foto, vemos um medo de alto grau estendido pelo rosto, há também umas rugas verticais. Rugas que aparecem quando estamos em um momento de dificuldade, chamadas por Darwin de Rugas da Dificuldade. Também indicam tensão e preocupação. Suas mãos na boca, é característica de pessoas que necessitam de conforto. É o mesmo conforto do bebê que mama no seio da mãe.



Outra expressão típica do medo, é o repuxão da boca para baixo, fazendo aparecer os músculos do pescoço. Essa expressão da AU (Unidade de Ação 21).

A pessoa tende a mostrar essa expressão de repuxão dos músculos do pescoço diante uma situação desesperadora em que está enrascada e não tem ideia de como fugir dela.

Nesta foto, um dos executivos dos Estados Unidos da América a usar essa expressão. Observa-se que também há várias rugas horizontais, chamadas também de rugas da dificuldade indicando tensão e preocupação. 


                            

                      

A tristeza também é evidente na expressão facial. Caracterizado com as sobrancelhas inferiores levantadas ou oblíquas, e as exteriores abaixadas, pálpebras caídas, perda do foco ocular e os cantos da boca abaixados. Pode acontecer levemente ou totalmente, dependente do grau com que a pessoa sente a emoção.


Na foto acima, a emoção não é só predominante a tristeza como a dor interior. A tensão muscular da face se estende pelo rosto todo ao ponto de cair lágrimas dos olhos. Reparem também sua boca. Os lábios caídos indicando tristeza e o lábio inferior contraído, juntamente com o músculo do mento, caracterizando a emoção de Magoado, Ofendido e Chateado.


Outra tristeza com sofrimento interior, os olhos lagrimejam.

Rugas Horizontais e Verticais na face levemente são sinais de tensão e preocupação. Darwin as chama de Rugas da Dificuldade. Porém as rugas fortemente contraídas formando sulcos na face com as sobrancelhas oblíquas (pontas exteriores abaixadas e interiores concentradas para o meio da testa- sinais de tristeza) São indicativos de sofrimento interior agudo e desconforto pleno.



A contração do músculo Corrugador do Supercílio é a expressão que caracteriza a ARROGÂNCIA E INCREDULIDADE. As sobrancelhas levemente se levantam podendo ela ser uma ou duas de uma vez. A pessoa lhe observa com arrogância não acreditando no que diz. Lembrando que devemos sempre levar em conta a circunstância e colocá-las dentro de um contexto.


A presidente Dilma escuta com Arrogância e não acreditando em nada do que dizem. Os lábios contraídos, indicando raiva e o canto dos lábios, o músculo depressor do ângulo da boca indicado Desprezo, Pesar, Desapontamento e Descontentamento.

A mesma expressão da foto ao lado. Dessa vez, apenas com uma das sobrancelhas levantadas.

Colocando dentro de um contexto, deve-se saber que muitos usam essas clássicas expressões conscientemente para parecerem mais atraentes e interessantes em fotografias, são as chamadas intituladas por mim como 'Caretinhas Conscientes" ou "Caretinhas da Atração".


Bruno Santos da Silva 
Especialista em Linguagem Corporal e Micro Expressões

6 comentários:

  1. parabéns pelo texto! muito bem escrito e explicativo! Informações bem organizadas.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa informação.
    Valeu a pena ler, fiquei esclarecido de algumas duvidas que tinha antes. Obrigado

    ResponderExcluir
  3. Excelente e obrigado pela contribuição. Caso venha dar um treinamento em Curitiba, ficaria motivado a participar.
    Ademar - ademardasilva.DGB@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Excelente contribuição. Muito obrigado. Caso venha a Curitiba dar um curso sobre isso avise-me que estarei motivado a participar.

    ResponderExcluir

Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, termos agressivos, propaganda comercial, ou comentários desnecessários sem conteúdo. Para o envio de mensagens pessoais para o autor, utilize o e-mail. Caso haja erro no processamento na página ou vídeo com a análise ou artigo, deixe seu comentário para manutenção imediata.